O tratamento com a visão deve começar cedo

Com a chegada de uma criança na família, uma série de cuidados é necessária, inclusive, os voltados à saúde ocular. E a avaliação começa desde cedo mesmo, quando o bebê ainda tem poucos dias de vida. Quer saber mais sobre o assunto e como proceder com o tratamento? Então, confira as dicas abaixo.

Logo após o parto

• Bebê prematuro (nasceu com menos de 37 semanas): neste caso, você vai procurar um oftalmopediatra. Ele será o responsável por avaliar a retina e, também, excluir a possibilidade de retinopatia da prematuridade (distúrbio no qual os pequenos vasos sanguíneos no fundo dos olhos do bebê prematuro crescem de maneira anômala, podendo levar a cegueira).
  • Bebê que nasceu no tempo normal (com mais de 37 semanas): também precisa comparecer ao oftalmopediatra para que ele avalie o desenvolvimento normal dos olhos e da visão.
  • Bebê prematuro ou não: a visita ao oftalmopediatra deve ser periódica para prevenir eventuais problemas e, se ocorrer, tratá-los o mais rápido possível.

Como ocorre esta análise na criança?

É feito um exame, no qual é avaliado o reflexo vermelho denominado teste de Bruckner; a transparência da córnea, a presença de opacidade do cristalino (catarata), alteração de retina, entre outros.

Você deve estar se perguntando o que é reflexo vermelho e o que ele causa no seu pequenino ou pequenina, não é mesmo? Quando a luz entra no olho através da pupila, a retina absorve a maior parte da luz. Entretanto, uma pequena quantidade de luz é refletida pela retina e sai do olho pela pupila. Tal luz tem um aspecto laranja-avermelhado, o que reflete a cor da retina norma. Em outras palavras, se o reflexo vermelho, neste ponto, estiver ausente ou branco (com leucocoria) há uma anormalidade presente nos olhos que impedem a luz de chegar à retina e ser refletida.

Tal descrição significa que é necessário cuidado, afinal, as condições que provocam a leucocoria podem ser resultantes de catarata, descolamento de retina, retinopatia da prematuridade, infecção intraocular (endoftalmite), anormalidades vasculares da retina (como a doença de Coats) e tumor intraocular (retinoblastoma), que requer investigação e tratamento.

Atenção da família é fundamental

Observar sinais como: coceira, vermelhidão, lacrimejamento, desvios ou atraso de visão é extremamente importante para prevenção e tratamento precoce.

Além disso, cuidados comuns se fazem necessários, como: manter as mãos do bebê sempre limpas, já que eles coçam os olhos; evitar que eles brinquem com algo que possa machucar os olhos; e evitar que usem telas de TV, computador e celular durante muito tempo.

Onde encontrar um oftalmopediatra no Mato Grosso do Sul e realizar todos os exames necessários?

O Visão – Hospital de Olhos, localizado em Dourados, Mato Grosso do Sul, possui os serviços de oftalmologia pediátrica e, certamente, poderá ajudar nos cuidados necessários para a saúde ocular.

Também vale destacar que a instituição oferece todos os exames necessários para analisar e tratar os olhinhos do seu filho ou de sua filha.