A tecnologia a favor da saúde dos olhos

Com a constante transformação digital no setor de saúde, a área de oftalmologia também foi uma das beneficiadas. Isso porque já existe uma série de equipamentos que são capazes de avaliar a sua visão e oferecer tratamentos eficazes.

Para começar, um exemplo é o campo visual ou “Capimetria computadorizada”.  O exame tem como função detectar e quantificar anormalidades no campo visual, principalmente, as anormalidades causadas por doenças na retina, neurológicas, ou mesmo, o glaucoma.

Quem deve fazer o exame capimetria computadorizada?

Ele é indicado para diagnosticar e acompanhar pacientes com neuropatias, glaucomas e alterações retinianas.

Também vale destacar que o procedimento é indolor e não invasivo.

Glaucoma: o que é?

O termo “Glaucoma” refere-se a um grupo de doenças com diferentes características e sintoma, que têm em comum a lesão do nervo óptico, além de uma diminuição do campo visual. Tal fato geralmente ocorre pelo aumento da pressão intra-ocular.

O nervo óptico poderia ser comparado a um cabo de transmissão de informação de uma câmera digital ao computador.

Glaucoma: quais são os sintomas?

É uma doença quase sem sintomas e silenciosa na fase inicial. Muitas pessoas procuram um oftalmologista com um grau avançado da doença, o que pode levar à cegueira irreversível, tornando os pacientes inaptos para o trabalho e atividades normais.

• Sinais da doença na forma aguda: dores de cabeça, dor ocular, sensibilidade à luz e enjôo.
  • Sinais na forma crônica: a doença se manifesta com a diminuição da visão periférica. No início, é uma perda sutil, e pode não ser percebida pelo paciente. Entretanto, perdas moderadas e severas podem ser percebidas por meio de exames.

Embora não seja tão perceptível, nesta fase o paciente começa a esbarrar em objetivos, tropeçar, exatamente por que a visão periférica está ausente.

O que gera o Glaucoma? Quais são as causas do surgimento da doença? A pressão intra-ocular aumentada (pressão interna dos olhos) é o principal fator de risco para o desenvolvimento do Glaucoma. E, caso não seja tratada, ela pode levar a uma lesão permanente no nervo óptico. Isso ocorre devido à diminuição progressiva do campo visual, o que causa perda da visão periférica e, posteriormente, pode trazer cegueira.

1 comentário em “A tecnologia a favor da saúde dos olhos”