Visão Hospital de Olhos

Alterações na Córnea

O que acontecem? O que causam? O que fazer?

As alterações na córnea podem comprometer a visão. Isso porque a córnea é um item fundamental para que você possa enxergar com nitidez. Em Dourados, Mato Grosso do Sul, o Visão Hospital de Olhos trata inúmeros casos de alterações de córnea, sabia disso? E, agora, você vai conferir o que pode causar lesão nesta região.

O que causa alterações na córnea em Dourados, Mato Grosso do Sul?

Ao coçar os olhos, você danifica o colágeno da córnea e isso pode causar baixa visual e doenças como a Ceratocone.

O risco é maior em pacientes alérgicos, uma vez que eles sentem muita coceira nos olhos. Além disso, também pode estar presente em pacientes com síndrome de Down ou com alterações congênitas, como a esclerótica azul (branco do olho) ou outras doenças genético-hereditárias. Ela geralmente se manifesta com mais frequência entre 10 e 25 anos. Entretanto, pode surgir até os 40 anos e ficar estável com o passar do tempo.

Sintomas

  • Sensibilidade à luz (fotofobia);
  • Comprometimento da visão noturna;
  • Perda progressiva da visão, que se torna borrada e distorcida. Tal fato pode aumentar o grau das lentes dos óculos ou inserir as lentes de contato;
  • Visão dupla (diplopia);
  • Formação de múltiplas imagens de um mesmo objeto.

Diagnóstico

Com o levantamento da história do paciente, de casos familiares, da evolução da visão (se está piorando ou não),  podemos indicar o tratamento. Mas, a análise inclui exames, como topografia computadorizada e tomografia corneana. Todos os exames estão disponíveis no Visão – Hospital de Olhos, em Dourados, Mato Grosso do Sul.

Dentre os exames solicitados podem estar inclusos:

  • Exame de visão: uso de gráficos padronizados, no qual o paciente precisa ler quadros com letras, que, geralmente, ficam a partir de 6 m de distância;
  • Exame de refração: O foróptero, um equipamento com lentes corretivas, é posicionado na frente dos olhos para medi-los. Neste exame, o médico também pode olhar para o reflexo de luz de sua visão. Nele, é possível determinar se há algum erro de refração presente.
  • Exame de ceratometria: o procedimento é responsável por medir a curvatura da córnea. Afinal, quem  possui astigmatismo apresenta curvatura não uniforme.
  • Topografia da córnea: o exame permite informações detalhadas sobre o formato da córnea. Como funciona? O paciente olha para um ponto visual determinado pelo oftalmologista, enquanto um dispositivo recolhe milhares de medições minúsculas. Na sequência, um computador cria um mapa decores a partir dos dados no computador. Tal mapa oferece uma imagem abrangente da córnea e, com base nisso, para o diagnóstico, para o planejamento de processos cirúrgicos e para a indicação do cuidado mais eficaz e adequado ao seu caso.

Vale destacar que todos os exames, assim como as consultas e a indicação do melhor tratamento para seu caso estão disponíveis no Visão – Hospital de Olhos,  em Dourados, Mato Grosso do Sul. Portanto, agende agora a sua consulta e cuide da saúde de sua visão, acesse agora: www.visaohospitaldeolhos.com/contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Falar com Atendente
Agende uma consulta aqui!
Visão - Hospital de Olhos, Dourados/MS
Olá, tudo bem? Em que podemos ajudar?