Visão Hospital de Olhos

por que o oftalmologista dilata a pupila?

Por que o oftalmologista dilata a pupila?

Com o objetivo de examinar de maneira completa a saúde do nervo óptico e da retina, o oftalmologista dilata a pupila. Tal procedimento não é obrigatório e não será feito toda vez que você for ao especialista. Entenda quando é necessário e por que este exame é tão temido por inúmeras pessoas.

Para começar, você sabe o que é uma dilatação de pupila? 

É a abertura no centro da íris, parte colorida dos olhos, e sua função é controlar a entrada de luz nos olhos. Quando estamos em locais bem iluminados, as pupilas permanecem contraídas. Já em ambientes escuros, a pupila aumenta o seu tamanho para captar mais luz, proporcionando maior nitidez das imagens.

Durante o exame oftalmológico são utilizados colírios específicos que mantém a pupila dilatada independente da quantidade de luz no ambiente. A ação permite que o oftalmologista analise com clareza o fundo dos olhos e, desta forma, realize diagnósticos precoces.

O que acontece depois que dilato a pupila?

O efeito do colírio usado para dilatar a pupila pode durar até 6-8 horas. Dependendo da medicação, inclusive, pode durar vários dias. Por isso, é importante realizar o exame com um acompanhante, pois é comum o paciente apresentar sonolência, fotofobia e visão embaçada nesse período, o que dificulta a realização de atividades rotineiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar com Atendente
Agende uma consulta aqui!
Visão - Hospital de Olhos, Dourados/MS
Olá, tudo bem? Em que podemos ajudar?