Visão Hospital de Olhos

Junho Vermelho. Doe Sangue

Junho vermelho: uma campanha em prol a doação de sangue

O Visão Hospital de Olhos apóia esta causa

Assim como outubro rosa, novembro azul, junho vermelho também representa conscientização, a de doação de sangue. Agora, você quer saber por que este mês foi escolhido e como participar desta iniciativa? Confira a seguir, aqui no blog do Visão Hospital de Olhos, de Dourados, Mato Grosso do Sul.

Dois bons motivos para junho ser o mês da campanha de doação de sangue:

1) Dia 14 desse mês é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue;

2) Como este é um período de baixa temperatura, o que também representa baixa nas doações de sangue, o período foi escolhido como forma de incentivar as pessoas a contribuírem com um ato de amor ao próximo.

Como funciona a iniciativa?

Assim como o Visão Hospital de Olhos, de Dourados, Mato Grosso do Sul, está abordando a iniciativa neste espaço, a ideia é que empresas, instituições e a população em geral dissemine a ação, seja por meio de palestras, mídias sociais, eventos digitais ou mesmo postagens em grupos de whatsapp do trabalho e da família. O importante é divulgar e estimular o ato de doação. Afinal, ele ajudará, e muito, pacientes internados, em tratamento de anemia e até quem sofreu acidente. Uma única doação é capaz de salvar quatro vidas.

Quem pode doar sangue?

1. Pessoas entre 16 e 69 anos. Menores de idade precisam levar a autorização dos responsáveis;

2. Ter boas condições de saúde;

3. Pesar mais de 50 kg;

4. Alimentar-se antes do procedimento (evitar alimentos gordurosos antes do procedimento);

5. Ter dormido pelo menos 6 horas no último dia;

6. Levar um documento com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho).

Como é feita a doação de sangue?

Na coleta serão retirados 450 ml de sangue, quantidade que seu corpo irá repor em até 72 horas. Então, não se preocupe, pois não há qualquer risco para você. A única recomendação é respeitar o intervalo entre as doações.

• Mulheres: esperar 90 dias para doar novamente;

• Homens: aguardar 60 dias.

Quando não doar sangue?

Temporariamente, você não pode doar se:

• Estiver com sintomas de resfriado  – é preciso aguardar sete dias;

• Tiver tomado bebida alcoólica – deve aguardar 12 horas;

• Tiver feito maquiagem definitiva ou tatuagem – esperar um ano após o procedimento;

• Estiver grávida;

• Teve filhos recentemente – se o parto foi normal é necessário aguardar 90 dias, já se foi cesárea, 180 dias;

• Se tomou vacina contra gripe – é preciso esperar 48 horas.

Onde doar?

Em Dourados, Mato Grosso do Sul, região onde também está localizado o Visão Hospital de Olhos, você pode procurar pelo Hemocentro, na R. Waldomiro de Souza, 295 – Vila Industrial, Dourados – MS, 79840-030. Telefone: (67) 3424-0400. Site: https://www.hemosul.ms.gov.br