Visão Hospital de Olhos

cloroquina

Cloroquina, corticóide: você sabe quais são as reações que tais substâncias trazem para os olhos?

Conheça um pouco mais sobre essas medicações, para o que são usadas, assim como cuidar da saúde de seus olhos, se faz uso de uma delas.

CLOROQUINA / HIDROXICLOROQUINA

Cloroquina: em evidência devido a pandemia, este medicamento é muito antigo e, hoje, pouco usados, já que a Hidroxicloroquina tem indicações similares para o organismo, entretanto, com menos efeitos colaterais.

E  para quais tratamentos a Hidroxicloroquina é indicada?

Ela pode ser usada para doenças reumatologicas, como lupus ou artrite reumatoide, para patologias pediátricas e até como profilaxia da Covid-19.

Quais são as reações e Hidroxicloroquina nos olhos?

Em relação aos olhos, ela pode afetar a retina, depositando em camadas externas e reduzindo a visão. Muitos pacientes relatam alteração da visão de formas e contornos antes da perda visual.

Importante: é acompanhar periodicamente os efeitos da medicação nos olhos para verificar se houve alguma lesão inicial. Por isso, procurar um oftalmologista é imprescindível, caso você faça uso desta medicação.

CORTICÓIDES

Os glicocorticóides ou corticóides são imunossupressores potentes e antiinflamatórios que também são usados ​​por seus fortes efeitos anti-edematosos nos tecidos neurais, incluindo na retina / mácula. E o que isso significa? Quais são os efeitos colaterais que os corticóides podem causar na visão?

Para começar, eles podem “secar” a retina, pelo menos em parte, por meio da regulação do íon e canais de água, de aquaporina, distribuídos em células chamadas macrogliais. edema secundário a retinopatia diabética e oclusão de veia de retina.

No cérebro e na retina, o estresse psicológico, a depressão, pode atuar nos olhos de várias formas. Entre elas, o aumento  da pressão ocular, gerando catarata e, principalmente, prejudicando a visão pela dano na retina, que muitas vezes é irreversível.

Assim como no caso da Hidroxicloroquina, se você faz isso de corticóides, é importantíssimo que faça acompanhamento com um oftalmologista.

Quer saber mais sobre o assunto e obter um diagnóstico?

Então, agende agora uma consulta no  Visão – Hospital de Olhos, em Dourados, Mato Grosso do Sul: www.visaohospitaldeolhos.com