Visão Hospital de Olhos

Problemas de Visão depois de ter Covid-19

Você sabia que podem existir alterações oculares pós Covid? Entenda aqui

O Novo Coronavírus é uma doença que afeta principalmente o aparelho respiratório, como todos sabem, mas também afeta os vasos sanguíneos, o cérebro, os olhos e outros órgãos. Tal fato explica porque inúmeros pacientes relatam problemas de visão pós Covid-19. Quer saber quais e como tratá-los? Então, confira a matéria de hoje no blog do Visão Hospital de Olhos, de Dourados, Mato Grosso do Sul.

Tudo começa pelos olhos 

Você sabia que o aumento nos casos de conjuntivite, em Wuhan, cidade onde começou a pandemia, trouxe a suspeita de uma nova doença, a Covid-19? Além de apresentar a inflamação da conjuntiva, o olho também se tornou uma das vias de contaminação do vírus.

Retinopatia: uma das consequências pós Covid 

Com o aumento da pressão arterial, a coagulopatia e o dano aos vasos pelo tratamento da Covid-19, o paciente pode apresentar danos na retina. “A doença provoca o aumento da glicemia, a coagulação sanguínea exagerada e um aumento de substâncias da cascata da inflamação. Fatores que colaboram para que apareça a retinopatia”, explica o Dr. Alexandre Fialho, CEO do Visão Hospital de Olhos, de Dourados, Mato Grosso do Sul.

 Segundo o especialista, dependendo do estágio, pode ser necessário o uso de medicamentos ou a realização de uma cirurgia para evitar e evolução do problema. Com isso, se evitará complicações, como hemorragias, descolamento de retina e até mesmo uma possível perda de visão”, alerta.

Um estudo realizado pelo Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia (IPEPO), da UNIFESP, publicado na The Lancet, notou alterações na retina em pacientes infectados pela Covid-19. Afinal, todos os participantes apresentaram lesões hiperreflexivas na camada de células ganglionares da retina (localizado na região mais interna da retina) e na camada plexiforme (rede de conexões).  

Catarata 

A catarata é a opacidade da lente natural do olho, o cristalino. A diminuição da visão é a consequência. E, se você já teve coronavírus, independentemente da idade, as chances são maiores da confirmação desta hipótese. Isso porque os medicamentos, usados para combater o vírus, podem provocar este problema nos teus olhos. 

Para tratar, a primeira ação é procurar imediatamente um oftalmologista. O Visão Hospital de Olhos, em Dourados, Mato Grosso do Sul, tem especialistas que poderão ajudá-lo a avaliar e tratar o caso. Para começar, se for confirmado o quadro de catarata, você pode ter que usar óculos, se a situação for mais leve. Já se estiver com dificuldades nas atividades do dia a dia, uma cirurgia pode ser indicada. A operação é muito segura, eficaz e rápida.

Lesões vasculares em pacientes com quadro crítico de Coronavírus 

Já o artigo publicado no British Journal of Ophthalmology destaca que 31% dos pacientes, em quadros evoluídos da Covid-19, exibem complicações trombóticas. Uma delas é a oclusão venosa da retina. 

Tratamento periódico é fundamenta 

Os especialistas do Visão Hospital de Olhos, em Dourados, Mato Grosso do Sul, recomendam a visita regular ao oftalmologista. “Para evitar que problemas maiores ocorram com seus olhos é fundamental o acompanhamento com o oftalmologista”, destacam.

Quer saber mais sobre o assunto? Está procurando um cuidado para seus olhos?

Então, agende agora uma consulta no Visão – Hospital de Olhos, em Dourados, Mato Grosso do Sul: www.visaohospitaldeolhos.com/contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar com Atendente
Agende uma consulta aqui!
Visão - Hospital de Olhos, Dourados/MS
Olá, tudo bem? Em que podemos ajudar?