Visão Hospital de Olhos

02/07 – Dia do Hospital

Dia de lembrar a sua importância social, na área de oftalmologia e na vida dos pacientes

As instituições e os profissionais que atuam no cuidado à saúde, certamente, merecem um dia para celebrar seu trabalho, não é mesmo? E este dia é 02 de julho,  data  que remete à fundação da Santa Casa da Misericórdia de Santos (SP), em 1945, considerado um dos maiores do Brasil.

Hoje, a Visão – Hospital de Olhos, de Dourados, MS, aproveita este marco para trazer uma reflexão sobre a importância de tais instituições  na vida da sociedade. Afinal, por meio do exercício de suas funções, os colaboradores que atuam no setor, propagam a promoção do bem-estar coletivo.

No começo de tudo, acredita-se que as primeiras localidades que se assemelhavam aos hospitais que existem hoje começaram a surgir já na Antiguidade, segundo a Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde). Seu principal objetivo era tratar daqueles que eram feridos em guerra. As doenças de civis eram normalmente tratadas em casa, com médicos que se deslocavam até os pacientes e não o contrário, como é mais comum na atualidade.

Desenhos que datam de 2900 a.c. já retratavam tais locais, o que mostra a necessidade do ser humano em ter um espaço dedicado à cura. Com o tempo, tal necessidade se acentuou, assim como os processos para o cuidado evoluíram, ou melhor, continuam evoluindo, com a intenção de manter vidas cada vez melhores e mais saudáveis para a sociedade.

Hospitais oftalmológicos

O primeiro hospital focado na prática da oftalmologia chama-se Moorfields. Ele surgiu em 1805, em Londres. A introdução desta especialidade na medicina trouxe conhecimentos profundos sobre os olhos, além do tratamento para várias doenças oculares. Dentre elas, é possível citar o tratamento do glaucoma, que foi refinado neste período, ajudando e, muito, a melhorar a visão de inúmeras pessoas.

Já ao longo do século XX, pesquisas e estudos expandiram mais, otimizando os cuidados com os olhos.

Oftalmologia do século XXI

O futuro é agora. Isso porque a tecnologia oferece hoje uma série de tratamentos e cuidados que possibilitam a melhoria dos olhos. Na Visão Hospital de Olhos, em Dourados, MS, por exemplo, os pacientes podem contar com:

• Oftalmologia geral clínica e cirúrgica

• Cirurgia de catarata

• Cirurgia refrativa (miopia, hipermetropia e astigmatismo)

• Cirurgia de retina e vítreo

• Córnea e doenças oculares externas

• Glaucoma

• Oftalmopediatria e estrabismo

• Teste de adaptação de lente de contato

• Entre outros serviços e exames

Na linha de frente pela vida

Na pandemia, o papel dos hospitais ficou ainda mais evidente, visto que tais instituições foram para a linha de frente no combate ao Covid-19. Suas equipes, inclusive, colocaram a sua própria vida em risco, tendo como missão salvar tantas outras.

Quer agendar uma consulta?

Então, acesse agora www.visaohospitaldeolhos.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar com Atendente
Agende uma consulta aqui!
Visão - Hospital de Olhos, Dourados/MS
Olá, tudo bem? Em que podemos ajudar?